Acidentes com ciclistas aumentam 35% no primeiro semestre de 2019

Date:

 

Nesta segunda-feira, 19 de agosto, é celebrado o Dia do Ciclista. Apesar das inúmeras vantagens que o meio de transporte traz para a saúde do condutor e para o meio ambiente, a insegurança ainda rodeia os adeptos das pedaladas.

De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), no primeiro semestre de 2019, foram registrados 76 acidentes – dois fatais – envolvendo ciclistas. Em comparação ao mesmo período de 2018, quando foram apontadas 56 ocorrências, o número aumentou mais de 35%. No ano passado, o órgão computou, ao todo, 135 acidentes na capital baiana.

Na tentativa de orientar e conscientizar as pessoas, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) criou a campanha Bicicleta Segura. A instituição afirma que a iniciativa não se prende apenas ao ciclista: é voltada, também, para motoristas de automóveis, ônibus e caminhões.

De acordo com a SBOT, os acidentes graves que ocorrem nas cidades são, principalmente, provocados por esses condutores de veículos. As principais causas são embriaguez, desrespeito às leis de trânsito e bicicletas no mesmo espaço que outros veículos.

Em decorrência dessas irregularidades, de 2017 a fevereiro de 2019, 845 pessoas foram internadas por envolvimento em acidentes com bicicleta no estado da Bahia, informou a SBOT-BA.

Orientações no Trânsito

Como medidas de segurança, o Código de Trânsito Brasileiro orienta que as bicicletas sejam equipadas com buzina, espelho e adesivos refletores na frente, atrás, nas laterais e nos pedais. Além disso, apesar de não obrigatórios, cotoveleira, joelheira e capacete são “altamente recomendados” pelos órgãos de trânsito.

Fora das ciclovias, e ciclofaixas, o ciclista deve transitar perto das bordas da pista, sempre na mão dos carros, e nunca guiar, por exemplo, no corredor dos carros ou costurando entre eles. Na calçada, só é permitido se houver sinalização autorizando o tráfego, caso contrário é preciso descer da bike e empurrá-la. Em Salvador, os ciclistas têm à disposição mais de 200 km de ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas.

Dia do Ciclista

O Dia do Ciclista homenageia o biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado em 2006, em Brasília, aos 25 anos de idade. Ele pedalava no Eixão Sul, via expressa da capital federal que é fechada para o tráfego de veículos aos domingos. A data entrou no calendário oficial do país.

Sua aprovação tem o objetivo de estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural, além de criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito.

*Com informações da Agência Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Credenciamento de veículos de moradores para acesso às áreas do Carnaval encerra nesta segunda-feira

  O prazo para que moradores de áreas próximas aos...

Anvisa determina recolhimento de tônico capilar com minoxidil e suspende venda de produtos irregulares

  A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o...

Copa do Mundo de 2026 terá pausas obrigatórias para hidratação em cada tempo

A Fifa definiu que todas as partidas da Copa...

Governo Federal cria política que institui competição por rede de transmissão de energia

  Um decreto que cria nova política para que grandes consumidores...