Presidente do INSS pede demissão após operação da PF

Date:

 

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, entregou seu pedido de exoneração nesta quarta-feira (22), após uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) com a Controladoria-Geral da União (CGU).

A investigação gira em torno de suspeitas de irregularidades nos descontos de mensalidades associativas feitos diretamente nos benefícios pagos pelo INSS, como aposentadorias e pensões. Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a demissão de Stefanutto. A decisão foi tomada após a deflagração da operação, que incluiu buscas tanto no gabinete quanto na residência do então presidente do órgão.

Apesar da determinação, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, teria tentado adiar a saída, argumentando que seria melhor “em outro momento”. Segundo a PF, entidades sindicais teriam cobrado, de forma indevida, cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.

A operação já resultou no afastamento de seis servidores, além do cumprimento de 211 mandados de busca e apreensão, sequestro de bens que ultrapassam R$ 1 bilhão e seis ordens de prisão temporária em Brasília e em outros 13 estados. Um dos alvos é o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, cujo vice-presidente é Frei Chico, irmão de Lula.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Virginia detalha preparativos para passar Ano Novo com Vini Jr. na Europa

  Virginia Fonseca vai começar 2026 na Europa ao lado...

Bahia recebe proposta de troca de jogadores do Atlético-MG por Vitor Hugo

  O Atlético-MG iniciou conversas com o Bahia em busca de uma solução para...

Ex-zagueiro da Seleção decide deixar clube da Série A pensando na Copa de 2026

  A trajetória de Thiago Silva no Fluminense está perto do fim. Aos 41...

Bahia fecha compra milionária de goleiro e define titular para 2026

  O Bahia decidiu exercer a opção de compra do goleiro Ronaldo e garantiu...