A vereadora Lucimeire Magalhães (PTC) foi eleita por unanimidade presidente da Câmara de Vereadores de Candeias para o biênio 2019/2020, na sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (17). Após uma votação tumultuada, a edil obteve nove votos contra oito ausências. A sessão, que teve início por volta das 11h, com a presença dos 17 vereadores chegou a ser suspensa por duas vezes.
Houve o debate entre os vereadores Arnaldo Araújo (PSDB) e Gil Soares (PTB) que questionaram o processo de votação. Arnaldo defendia o pleito com apenas uma cédula de votação enquanto Gil solicitou que a votação seguisse o Regimento Interno que orienta a confecção de duas cédulas com apenas uma urna. A primeira votação foi realizada com a presença de dois candidatos e com duas cédulas de votação, mas foi anulada após a contagem que apresentou 18 votos.
No primeiro momento, apenas os vereadores Arnaldo Araújo (PSDB) e Sílvio Correia (PV) confirmaram a candidatura. No entanto, o parlamentar tucano abriu mão de participar após a decisão da vereadora Lucimere de concorrer ao pleito. Com a anulação da primeira votação, a sessão foi novamente suspensa e oito vereadores, entre eles o candidato Sílvio Correia, deixaram o plenário na tentativa de esvaziar a votação.
Com a presença de nove vereadores, a sessão foi retomada e a eleição procedeu com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que determinou a realização da eleição com apenas uma cédula.
Mesa Diretora
Para vice-presidente foi eleito o atual presidente Fernando Calmon. A primeira e a segunda Secretarias ficaram com os vereadores Arnaldo Araújo e Valdir Cruz, respectivamente.
Presentes na votação: Arnaldo Araújo, Edmilson Amaral (Mica), Jorge da JM, Irmão Gerson, Nal da San Martin, Fernando Calmon, Valdir Cruz, Valdir Cruz e Lucimeire Magalhães.
Ausências: Adailton Sales, Alcione Cica, Diego Maia, Gil Soares, Rita Loira, Sílvio Correia, Rosana de Bobó e Ivan do Prateado.