Conferência debate propostas para a saúde em Candeias

Date:

 

A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde – Sesau, sob a direção do Conselho Municipal de Saúde, está realiza até hoje,11, a VI Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde com Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, na Câmara de Vereadores do Município. Na quarta-feira, 10, o evento contou com a presença do prefeito, Dr. Pitagoras Ibiapina, secretários municipais, vereadores, profissionais da saúde, público em geral, além da promotora de justiça na área da Saúde, Andréa Scaff, que participou pela primeira vez de uma conferência no município. A Conferência contou também com apresentação musical do candeense Emrson Estrela, e com palestras da mestra em saúde, Carmem Teixeira, do diretor do Hospital Municipal, Mário Seichas, e do diretor de Regulação, Thiago Reis.

Na oportunidade, o prefeito Dr. Pitagoras comentou sobre as ações da atual gestão para uma plena organização e funcionamento do serviço público de saúde. “Muito se tem a melhorar na saúde do município, porém, nos últimos dois anos o município teve um avanço significativo com a reabertura da emergência, o Cuidando em Casa (serviço que trata pacientes que não podem ir até o posto de saúde), clínica de vacina, clínica veterinária (a única do Norte/Nordeste), reabertura do Centro Médico Luiz Viana, Clínica da Mulher, entre outros que ajudaram a desenvolver a saúde de Candeias”, disse o prefeito.

A secretária de Saúde, Soraia Cabral, falou da importância do SUS para a população, principalmente em tempos de crise onde muitas famílias, que tinham planos de saúde, estão utilizando o serviço. “Aqui no município resolvemos muitos problemas na saúde, problemas crônicos, e com isso, apesar de não termos chegado em uma saúde plena, avançamos muito”, comemorou Soraia.

De acordo com a promotora de Justiça, que estava na Conferência como observadora do MP, Andréa Scaff, quando saiu de licença para cursar mestrado fora do país, em 2017, o Hospital Municipal José Mario dos Santos (Ouro Negro) estava sob intervenção e com problemas crônicos. “Hoje vejo melhoras, porém desta conferência vocês têm que sair com um bom plano para o fluxo da demanda municipal. Pensem o que podem e devem fazer para melhorar ainda mais o atendimento à população do município”, salientou.

No evento, o coordenador da regulação no município, Tiago Novais, falou sobre o funcionamento da rede municipal de saúde além do convênio do município com o serviço de saúde na capital baiana e com o estado. Por sua vez o diretor do Hospital Municipal Jose Mário dos Santos (Ouro Negro), Mário… pontuou as melhorias no atendimento e funcionamento do hospital de 2017 até os dias atuais.

Após as falas do coordenador da regulação e do diretor do Hospital Ouro Negro, houve a apresentação musical do aluno do Curso de Canto da Prefeitura, oferecido por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – Secult, Emerso Estrela, que encantou e emocionou o público presente.

Quem finalizou o primeiro dia da VI conferência Municipal de Saúde foi a mestra em Saúde, Carmem Teixeira, que traçou a evolução do SUS, o maior sistema público de saúde do mundo, que há 30 anos, com princípios e diretrizes, vem atendendo e amenizando o sofrimento de muitas pessoas, apesar de não ter alcançado um nível de excelência. “Conseguimos construir neste país uma política de saúde pública igualitária e não podemos deixar que as corporações com uma visão errada sobre o serviço público destruam essse patrimônio do povo brasileiro”, concluiu.

O evento nesta quinta-feira, 11, discute os três eixos propostos pela VI conferência, que trata sobre a Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento adequado e suficiente para o SUS, mediados respectivamente por Livete Medrado, Karla Carneiro e Gelliane Souza, além da escolha de oito delegados que irão representar o município na X Conferência Estadual de Saúde e finalização com apresentação cultural.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Candidatos nas eleições de 2024 não podem ser presos a partir deste sábado

  Os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano...

Vitória pode ter dois desfalques importantes para jogo contra Juventude

  Dois jogadores que são esperanças de gols do Vitória...

Anitta pode ter samba-enredo escolhido neste sábado para Carnaval da Unidos da Tijuca

  A cantora Anitta é uma das finalistas do concurso...

Embasa terá que pagar indenização de R$ 100 mil a população de Salvador

  Concessionária responsável pelo abastecimento de água em grande parte...