O tradicional desfile cívico do Sete de Setembro na cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador, será realizado no próximo sábado (7), a partir das 8h. Com o tema “Brasil: seu futuro espelha a nossa grandeza”, o evento que celebra os 196 anos da Independência do Brasil contará com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Militar, grupos de fanfarras, além da participação de 5 mil estudantes das escolas municipais e estaduais.
A novidade deste ano é a mudança do percurso que deixará a Praça Doutor Gualberto Dantas Fontes e se deslocará para Central de Abastecimento. Segundo o gestor, a mudança visa dar maior conforto ao público que vai acompanhar o desfile. “As mudanças que nós queremos fazer é para melhor, dando maior comodidade ao povo, uma maior organização”, disse o prefeito, em entrevista à Baiana FM.
A programação contará com o hasteamento da Bandeira Nacional às 8h, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes; e a Revista da Tropa, às 8h30h, no Largo do Triângulo. O concentração do desfile largo do Triângulo, seguindo pela Avenida Antônio Patterson, praça Irmã Dulce e com encerramento na Central de Abastecimento. No local, serão montados arquibancadas para o público assistir o desfile.
No distrito de Passé, as atividades cívicas também acontecem na manhã desta sexta-feira (6), a partir das 9h, na região da Roça Grande. Cerca de 1.130 pessoas deverão participar das festividades no distrito. “Passé vem se demonstrando, fazendo seu desfile de Sete de Setembro. Algumas escolas também vão participar que é muito importante”, afirmou o gestor.
História
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I, as margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo. D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil, em dezembro de 1822.