Câmara aprova 11 acordos firmados pelo governo com outros países

Date:

 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (5) onze acordos internacionais firmados pelo governo brasileiros. Os termos tratam de assuntos nas áreas tributária, de aviação, de defesa, de isenção de vistos e de auxílio a refugiados.

Os acordos serão apreciados pelo Senado. Entre eles está a criação do escritório brasileiro do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), órgão vinculado ONU que ajuda refugiados, deslocados internos, apátridas e outras populações. O acordo se concentra nas possibilidades de repatriação voluntária e de integração dos refugiados na nova comunidade.

Esse acordo foi assinado em 2018, mas depende da formalização da atuação da ACNUR no território nacional. O órgão já conta com um escritório central em Brasília desde 2004 e com unidades descentralizadas em São Paulo, Manaus e Boa Vista.

Outro acordo assinado se refere à eliminação da dupla tributação da renda (ADTs), para evitar que lucros, dividendos, royalties e outras rendas recebidas por pessoa física ou jurídica sejam tributados nos dois países. O acordo foi firmado com Singapura, Suíça e Emirados Árabes Unidos. Outros 34 países já têm acordos semelhantes com o Brasil.

Nos termos acordados, só será tributado o rendimento no país de origem do recurso. O que se pretende atingir com isso é a melhora no ambiente de negócios entre as nações envolvidas.

“Céus abertos”

A Câmara aprovou também acordos firmados com a Guatemala, a República Dominicana, a Arábia Saudita, o Equador e a Turquia referentes a serviços aéreos. Os acordos, conhecidos como “céus abertos” (“open skies”), tratam de temas referentes à operação de voos comerciais, como a concessão de direitos a sobrevoo e pouso de aeronaves, designação de companhias aéreas autorizadas à prestação dos serviços, reconhecimento de certificados de aeronavegabilidade, política de preços e normas sobre concorrência.

Com a República Dominicana ainda foram aprovados outros dois acordos: um sobre isenção de vistos para viagens de turismo, trânsito e negócios de até 120 dias; outro sobre a cooperação entre os países para pesquisa e desenvolvimento, conhecimentos e experiências e treinamento e instrução militar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

onta de luz fica mais barata em janeiro com bandeira verde e sem cobrança extra

  A conta de energia elétrica dos brasileiros começará 2026...

Salvador teve apenas cinco dias sem registro de chuva em 2025, aponta Defesa Civil

  Salvador registrou, ao longo de 2025, apenas cinco dias...

INSS altera atendimento no Natal e no Ano Novo

  As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

Bahia anuncia compra do goleiro Ronaldo; saiba valores

  O Bahia anunciou nesta segunda-feira (22) a compra do...