O secretário de Educação, Marivaldo do Amaral, foi exonerado do cargo nesta sexta-feira (3). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município na edição de hoje. Amaral assumiu a pasta em janeiro de 2017, após oito anos no comando da Secretaria da Fazenda. O substituto deverá ser anunciado nos próximos dias pelo prefeito Evandro Almeida (PP). Ele ainda não comentou a saída do cargo.
Este é o terceiro secretário da gestão Evandro Almeida que deixa o primeiro escalão. No início do mês de março, foi exonerado a então secretária de Comunicação, Vanessa Dantas. Em janeiro, o secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo, conhecido como Nem do Caípe, também saiu da pasta e se dedica apenas ao cargo de vice-prefeito.
Informações de bastidores dão conta de que o secretário vai disputar as eleições deste ano. A desincompatibilização representa o afastamento obrigatório de cargo público do postulante a candidato até seis meses antes da eleição. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a medida busca assegurar que não haja nenhum tipo de influência por parte daquele que já ocupa cargo público e deseja concorrer novamente, além de zelar pela igualdade dos candidatos na disputa.