O governo Federal pretende lançar uma linha especial de financiamentos para micro e pequenas empresas com recursos dos fundos constitucionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As informações foram apuradas pelo Estadão/Broadcast neste domingo (5).
De acordo com a publicação, a estimativa é de que cerca de R$ 6 bilhões poderão ser disponibilizados pelos bancos às empresas que estão nas regiões atendidas por esses fundos. Uma fonte da área econômica escutada pela reportagem afirma que uma reunião pode ocorrer até a próxima segunda-feira (6) para dar aval à nova linha.
A proposta do Ministério do Desenvolvimento Regional é oferecer condições facilitadas, como juros subsidiados de 2,5% ao ano, a pequenas empresas e pessoas físicas que ficaram sem dinheiro para administrar seus negócios em virtude da crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus.
A ideia é atender empresas que não foram contempladas pela linha emergencial de crédito oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para auxiliar no pagamento de salários.
A pasta negocia com a equipe econômica e com os bancos o remanejamento de recursos de outras linhas de empréstimo ofertadas com dinheiro dos fundos constitucionais destas regiões. Antes, contudo, será necessário aprovar a medida no Conselho Monetário Nacional, formado por membros do Ministério da Economia e do Banco Central.