O ex- vereador e advogado Antônio Jose (Solidariedade) afirmou que desde o início da pandemia os erros do prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras Ibiapina (PP), no combate ao novo coronavírus são inúmeros. O município registra, até o momento, 300 casos confirmados e 13 óbitos da Covid-19.
Segundo o advogado, deve ser questionado o motivo da não estruturação da cidade desde o aparecimento do primeiro caso da doença. “Nós estamos no ciclo da epidemia, estamos numa alavanca epidemiológica, essa preparação já deveria ter acontecido. E hoje Candeias está entre as 10 cidades da Região Metropolitana de Salvador, com maior número de casos confirmados por Covid-19 na Bahia.”, disse. Ele afirmou ainda que o Hospital Ouro Negro está em intervenção e não tem estrutura para receber casos mais graves da doença.
Antonio José pontuou que era necessário adotar medidas rápidas, como o isolamento social verticalizado apenas nos horários de funcionamento do comércio local de bens e serviços essenciais, medidas de bloqueio de forma rígida e com aparelhos medidores de temperaturas desde o início da pandemia, distribuição em massa de máscaras reutilizáveis para todos os moradores, testes em massa nas famílias em linhas de risco, dentre outras iniciativas.
O Cartão do Estudante quantos já receberam os R$ 50 o Auxílio Emergencial para milhares de candeenses sai quando mesmo? (ambulantes, autônomos, feirantes, vendedores de acarajé, de churrasquinho, micro empreendedores).
É estarrecedor saber que a cidade que tem como “gestor” um médico de formação e como secretária de duas pastas (Assistência Social e Saúde) a mulher do prefeito, que também é primeira-dama, uma assistente social.
“O prefeito, concentrou a administração em duas pessoas ele a esposa, não tem um secretário que se destaque no governo de Dr. Pitágoras. Erros primários foram cruciais para o avanço da pandemia no município de Candeias”, disse Antonio José.




