Os prefeitos da Região Metropolitana de Salvador se reuniram nesta quinta-feira (23), em São Francisco do Conde, para discutir o protocolo de Reabertura das Atividades Econômicas. O quarto encontro definiu a abertura gradativa do comércio nesta sexta-feira (24), nas cidades com o número abaixo de 40 mil habitantes.
A primeira etapa de reabertura abrange os municípios Pojuca, Madre de Deus e São Francisco do Conde que poderão abrir as lojas, seguindo os protocolos de segurança como disponibilizar álcool gel, aferição de temperatura e manter o distanciamento de 1,5 metro.
A medida vai acompanhar a taxa de ocupação dos leitos de UTI que deve estar abaixo de 75%. “A gente adotou e sempre vai adotar a taxa de ocupação dos leitos de UTI, a gente vai sempre junto, trabalhando, cooperando com o Governo do Estado e seguindo as orientações da Sesab” , explicou o prefeito de São Sebastião do Passé, Dr. Breno Konrad (PSD).
Já as cidades de Candeias, Simões Filho e Camaçari, a reabertura das atividades comerciais está prevista para segunda-feira (27). Uma nova reunião está marcada para a próxima quinta-feira (30) para avaliar as próximas ações e avaliar a situação do número de infectados. “Achamos que o comércio pode ajudar, na medida que a gente abre com os protocolos, com as fases, dando a condição para o comércio abrir, mas ele também cumprindo a parte dele que é de garantir as medidas preventivas, nós, juntos, daqui para frente, com apoio do Governo do Estado para a oferta de leitos fazer esse equilíbrio. Mas se chegar no momento que tivermos dificuldade de leitos verificarmos que o isolamento social não está sendo alcançado, que tem aglomerações demais, vamos tomar uma decisão coletiva do que deveremos fazer”, disse a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT).
A Região Metropolitana de Salvador é composta por 12 municípios: Camaçari, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Dias d’Ávila, Mata de São João, Pojuca, São Sebastião do Passé, Vera Cruz, Madre de Deus e Itaparica.