Foi iniciado neste mês no município de Madre de Deus o Programa Busca Ativa, com o objetivo de combater a evasão escolar. A ação, realizada por profissionais da Secretaria Municipal de Educação, faz contatos telefônicos com os responsáveis pelos estudantes, além de visitas presenciais às famílias dos alunos.
“Há alguns casos de dados cadastrais desatualizados. E, sendo assim, não foi possível contactar todos os alunos que após a pandemia não participaram das atividades remotas sequer das impressas. Por isso, profissionais da Secretaria começaram a visitar as residências deles a partir da semana passada”, frisou Leila Lima, secretária municipal de Educação de Madre de Deus.
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom), desde o dia 19 de março as aulas presenciais foram interrompidas, por conta da pandemia do novo coronavírus.
“Foi desenvolvido a partir do final de março um trabalho individualizado remoto com o alunos. E em maio teve início essas atividades, como um trabalho na rede, com as atividades remotas e impressas”, afirmou a secretária.
Segundo Leila, cerca de 98% dos 2.513 alunos da rede municipal de ensino estão estudando através de atividades remotas e impressas. As atividades remotas estão ocorrendo através dos sites das unidades escolares e os alunos sem sinal de internet estão recebendo atividades impressas.
A secretária também informou que o ano letivo de 2020 não está comprometido. “Foram realizados ajustes na legislação e agora são necessárias 800 horas de atividades para cada aluno”, afirmou.
Ainda não há previsão de retorno das aulas presenciais.