O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva participou na noite desta sexta da solenidade de formatura dos alunos da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no campus dos Malês, em São Francisco do Conde, região Metropolitana de Salvador. Cerca de 75 alunos foram diplomados no curso Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades que teve Lula como patrono de turma.
A solenidade iniciou com mais de uma hora de atraso e contou com a presença de lideranças nacionais e estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT), como a senadora e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, do senador Waldir Maranhão, dos deputados federais Jorge Solla, Nelson Pellegrino e Afonso Florence. Militantes e movimentos sindicalistas acompanharam a chegada do ex-presidente que gritavam “Lula” No discurso, Lula agradeceu o convite e falou da importância da Unilab para a construção da cidadania.
A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Educação, Marivaldo do Amaral, representando o prefeito Evandro Almeida, do vereador Luís de Campinas (PT), representando o Poder Legislativo, da vice-reitora da Unilab, Laurita Pagliuca, da diretora do campus dos Malês em exercício, Fábia Ribeiro, representante da Pró-Reitoria de Graduação, Paulo Fernando Carneiro, do diretor do Instituto de Humanidades e Letras, Maurílio Machado, e do coordenador do BI em Humanidades, Pedro Leyva.
Em entrevista a Rádio Baiana FM, a vice-reitora da Unilab, Laurita Pagliuca, falou da emoção de participar da solenidade e do processo de implantação do curso de Medicina. “É uma emoção muito grande para a universidade contribuir para formação do conhecimento desses alunos”, afirmou.
A visita faz parte das atividades da caravana ex-presidente Lula pelo Nordeste, iniciada nesta quinta-feira (17), em Salvador. Neste sábado (19), outros atos políticos com o petista acontecem na cidade de Feira de Santana.
Recôncavo
Na manhã de hoje, o ex-presidente participou de um ato político na cidade de Cruz das Almas onde discursou para milhares de militantes. Ainda no município, Lula participaria da cerimônia de entrega do Título Doutor Honoris Causa, na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), que foi suspensa após a decisão do juiz federal 10ª Vara Federal Cível de Salvador, Evandro Reimão dos Reis.
Na ação, movida pelo vereador de Salvador, Alexandre Aleluia (DEM), alegou que Lula não poderia receber o prêmio porque foi condenado a nove anos e meio de prisão na Lava Jato e faria de uma universidade pública “palanque eleitoral”.
Após o ato na UFRB, o ex-presidente deve participou do Festival da Juventude de Cruz das Almas ainda nesta tarde.