O Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA) informou que há um surto de Covid-19 na Refinaria Landulpho Alves (Rlam), que fica em São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador. Em nota divulgada ontem (25), a Petrobras disse que a situação reflete o aumento de casos no estado.
Segundo levantamento do Sindipetro, dos 900 trabalhadores da refinaria, há mais de 60 afastados por causa da doença, e um deles está hospitalizado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Petrobras confirmou a ocorrência de casos, mas não detalhou quantos trabalhadores foram contaminados.
O Sindipetro afirma que os testes para identificar a Covid-19 pararam de ser feitos e que uma denúncia será levada ao Ministério Público do Trabalho, ao Centro de Saúde do Trabalhador da Bahia (Cesat) e à Superintendência Regional de Trabalho e Emprego.
No entanto, a Petrobras alega que “desde o primeiro reporte de sintomas, a companhia tomou providências para rastrear contatos, realizar testagem para diagnóstico e isolar casos confirmados, suspeitos e seus contactantes”.