Os primeiros pacientes começaram a ser recebidos no Hospital Metropolitano a partir das 16hs deste sábado. A unidade da Sesab, que em um primeiro momento atenderá apenas pacientes Covid-19, abre com 40 leitos, sendo 10 de UTI. A abertura dos leitos será feita de forma gradual.
No total, a unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) terá 280 vagas, 100 delas de UTI. Os primeiros pacientes transferidos são de Salvador, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Vera Cruz, Candeias, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Ribeira do Pombal.
Para o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “ após a pandemia (o Hospital Metropolitano) será uma unidade de referência para casos de urgência e emergência, trauma (particularmente o trauma raquimedular), acidente vascular cerebral (AVC), neurologia e medicina nuclear”. Mais de 1.500 profissionais, entre médicos, equipe multiprofissional, administrativa e de apoio atuarão na unidade.
Segundo o diretor técnico do HM, Gabriel de Carvalho Cunha, “a nossa ação se reverterá na prestação de serviços de qualidade, cumprindo protocolos clínicos, prestando assistência com qualidade e dignidade e, principalmente, buscando salvar o maior número de vidas”, afirma.