A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Paulo, conforme reportagem do UOL publicada neste sábado (12), repassou mais de R$ 75 mil, sem licitação, para a organização do ato político (motociada) promovido pelo presidente da República Jair Bolsonaro na capital paulista.
Ainda segundo a reportagem do UOL, o despacho no qual foi liberado o recurso foi publicado no Diário Oficial do Município na edição de hoje. O evento foi tratado como um “desejo” de Bolsonaro – o governo federal solicitou estrutura para um dia de evento, mas a prefeitura ofertou o triplo do valor pedido para a realização de dois dias de eventos.
O secretário municipal de Esportes de São Paulo é Thiago Milhim, evangélico, indicado pelo Podemos. Foi Milhim que, em mensagem à SPTuris, destacou que a demanda era um “desejo” de Bolsonaro.
“Considerando a urgência e, breve espaço de tempo entre a contratação e a realização do evento, bem como a impossibilidade de planejamento, já que não se trata de um evento rotineiro e planejado pela cidade de São Paulo, mas sim, de um desejo do Exmo. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro”, escreveu o secretário, segundo a reportagem do UOL.
Com a verba pedida pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, seria custeada a locação de cinco banheiros químicos, uma tenda com duas mesas de plástico para quatro lugares e um cesto de lixo, além de 750 gradis (que somam 1,5 quilômetros) e 1500 lacres para prendê-los.
Davi Lemos