No último domingo (13), dia em que Madre de Deus comemorou 32 anos de emancipação política, o prefeito Dailton Filho, juntamente com a secretária de Desenvolvimento Social, Rôse Amaral, inauguraram o primeiro Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no município.
Trata-se de uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violências, oferecendo atendimentos especializados para a superação das violações de direitos de famílias e indivíduos.
A implantação do Centro traz significativos avanços à Assistência Social e a rede de proteção social do município, principalmente na oferta qualificada de serviços especializados como prevê o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O equipamento é composto por Assistente Social, Psicólogo, Educador Social, Assessor Jurídico e Técnicos Administrativos. As instalações são compostas por salas para atendimento individual, grupal e familiar, sala para coordenação, equipe técnica, administrativo, além de dispor de área de convivência e cozinha.
O prefeito falou sobre a importância do CREAS e o quanto está feliz em poder inaugurar o equipamento durante a pandemia: “Eu estou muito feliz em poder inaugurar um centro de suma importância para nossa comunidade nesse período tão difícil por conta da Covid 19. Dar suporte às famílias nesse ano atípico é fundamental”.
Rôse Amaral, secretária do social, falou sobre o empenho da equipe e quanto está satisfeita em poder ajudar à comunidade: “A equipe da Sedes se dedicou muito para que esse equipamento fosse instalado na nossa cidade. Eu, enquanto responsável pela pasta, estou muito comprometida e feliz em poder dar ao nosso povo mais um tipo de assistência social”.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social está localizado na Rua Genésio Silva, 224 e o atendimento é feito de segunda à sexta, das 8h às 14h.