Candeias: Município deve gerar mais de 5 mil empregos e R$ 1 bi em investimentos com o PDC

Date:

 

Com o objetivo de ampliar o desenvolvimento da cidade e gerar emprego e renda para a população, o Poder Executivo Municipal enviou à Câmara de Vereadores no dia 13 de agosto de 2021, o Projeto de Lei de nº 21/2021, que tramita em regime de urgência, e institui o Programa Desenvolve Candeias – PDC, que visa oferecer incentivos econômicos e fiscais para as empresas e industrias que se instalarem na cidade e contratem mão de obra local. A expectativa é que o projeto gere mais de 5 mil empregos diretos e indiretos e investimento que passa de R$ 1 bilhão de reais.

O projeto, que foi encaminhado pelo prefeito, Dr. Pitágoras Ibiapina, também prevê benefícios para a expansão e/ou modernização dos comércios, indústrias e serviços já existentes no município.
É finalidade do Projeto atrair novas empresas e investimentos de outros estados e até países; para diversificar o parque industrial no Porto de Aratu e as demais indústrias, ao longo da BA 522, que corta o município, e adjacências; e consequentemente, promover o desenvolvimento socioeconômico local, mediante o aumento da oferta de postos de trabalho e redução dos índices de desemprego no município.

O Projeto prevê como contrapartida aos incentivos, a obrigação das empresas beneficiadas contratarem 80% da mão de obra local, priorizando os jovens, mulheres e pessoas com idade acima de 50 anos e outros públicos, além do apoio ao Fundo Municipal de Ação Social e Educação para o desenvolvimento de ações.
No projeto estão previstos incentivos como aluguel de galpão no início da atividade, cessão em comodato (empréstimo gratuito por um período de tempo) de galpão e/ou área para a instalação da unidade produtiva da pessoa jurídica contemplada com o favor fiscal.
Os benefícios fiscais contidos no PDC vão desde o Imposto Sobre a Transmissão Intervivos de Bens Imóveis – ITIV, que terá desconto de até 100%; no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, com desconto de até 100%; e inúmeros descontos no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS, dentre outros.

Após o projeto ser aprovado pela Câmara, a Prefeitura iniciará a implantação do programa dando sequência as etapas internas e publicação da Lei que trará crescimento ao município, gerando emprego, renda e desenvolvimento para a população.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Salvador teve apenas cinco dias sem registro de chuva em 2025, aponta Defesa Civil

  Salvador registrou, ao longo de 2025, apenas cinco dias...

INSS altera atendimento no Natal e no Ano Novo

  As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

Bahia anuncia compra do goleiro Ronaldo; saiba valores

  O Bahia anunciou nesta segunda-feira (22) a compra do...

Vitória encaminha a contratação de volante que disputou a Série A

  O Vitória acertou a contratação do volante Caíque Gonçalves....