A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Candeias, por meio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher – Cram, promove, até esta quarta-feira (15/12), na Escola Castro Alves, em Passé, a ação de sensibilização e enfrentamento a violência doméstica e familiar contra as mulheres. O Cram convida as comunidades a participarem.
Na oportunidade, a Caravana Respeita as Minas, da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres – SPM, participa junto ao Cram, com o oferecimento de palestras, serviços jurídicos, psicológicos e de assistência social. Na manhã de ontem, 14, a ação aconteceu no Centro de Educação Infantil Inez Gomes e, pela tarde, a equipe esteve no distrito da Caroba.
As ações nas comunidades oferecem serviços de realização de testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, além de roda de conversas. Entre a manhã e a tarde desta quarta-feira, a programação contou com 90 convidados.
21 Dias de Ativismo no Enfrentamento a Violência Contra Mulher
A união do Cram e da equipe móvel da SPM para o combate à violência doméstica visa detectar a violência contra às mulheres, assim como capacitar a rede de serviços e também toda sociedade civil.
Na segunda-feira, 13, o grupo de trabalho se reuniu na Casa da Música localizada na Rua da Fonte dos Milagres, e contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Social, Gilvanei Pereira.
Dentre os 40 participantes, a coordenadora de Politicas para Mulher e Reparação Racial do Cram Glória Santos recebeu Magdala Duarte, assistente social da Equipe Móvel da Secretaria de Politica para Mulheres. A equipe móvel da SPM contou também com Maria Magdala Santos e Vanilda Coutinho, assistentes sociais; a advogada Mariana Oliveira; e com a psicóloga Andressa Barbosa.
O Cras, Creas, Deam, Policia Militar, Centro Pop, PAE, Pastoral da Criança, Clinica da Mulher, Policlínica, Clinica Oftalmológica, PSF Santa Clara foram as instituições presentes.
O tenente Eder do Sacramento Souza e a subtenente Jaqueline Santana Lins, representaram a Polícia Militar. A delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – Deam, Erica Fernandes Guimarães Costa, compareceu e contribuiu no evento.
Por Nailan Brasil com informações do Cram – PMC. Fotografia: Rafael dos Anjos.