O dia de Nossa Senhora das Candeias, padroeira do município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, será comemorado na quarta (2) e quinta-feira (3) no templo religioso que leva o nome da santa. Durante os festejos será inaugurada a Fonte dos Milagres, que foi requalificada.
A devoção em Nossa Senhora das Candeias teve origem no século XVI, após relatos de uma mulher cega que foi curada após lavar seus olhos com a água da fonte milagrosa.
As homenagens à santa serão iniciadas com a alvorada de fogos às 5h de quarta-feira. Às 5h30, será feita a oração do Ofício de Nossa Senhora e logo depois, às 6h, a primeira Santa Missa do dia será celebrada.
As comemorações continuam na parte da manhã, com a inauguração das obras de requalificação da Fonte dos Milagres, marcada para às 9h.
O local, que foi reformado para receber os religiosos, conta com o nova sala das velas, quiosque, espaço para venda de artigos religiosos, rampas de acessibilidade, banheiros, além dos muros de contenção e requalificação da gruta.
A missa solene será presidida pelo frei Thiago Noronha, às 19h30. Ele substituirá o bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, que este ano não poderá participar da celebração. O tema deste ano é “A minha alma glorifica ao Senhor”.
Já quinta-feira, as homenagens serão encerradas com uma procissão, que não contará com a presença de público por causa da pandemia da Covid-19.
A imagem original de Nossa Senhora das Candeias, datada do século XIX, percorrerá 44 das principais ruas da cidade em carro aberto, a partir das 16h de quinta, encerrando as festividades.
A Festa em honra à Nossa Senhora das Candeias recebeu o título provisório de Patrimônio Imaterial da Bahia. O registro foi concedido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). Esta é a última etapa para a obtenção do Registro Especial que torna os festejos Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia.
O órgão elaborou um parecer que analisou o desenvolvimento histórico e cultural da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. A abertura do processo de patrimonialização foi feito em 2018, após a aprovação da lei que incluiu os Festejos em honra à Nossa Senhora das Candeias no Calendário Oficial de festas da Bahia.
Santuário e Fonte dos Milagres
Construído no final do século XVIII, o Santuário de Nossa Senhora das Candeias é um lugar de grande devoção à Virgem Maria.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias foi elevada à condição de Santuário diocesano em fevereiro de 2014 e reconhecido pelo Vaticano. Voltado para a Baía de Todos-os-Santos, o Santuário é um local de grande peregrinação de romeiros de todo o lugar do Brasil, que buscam curas e bênçãos através da água milagrosa da Fonte dos Milagres.
A peregrinação ao santuário movimenta e impulsiona o comércio da cidade durante o ano inteiro, que recebe milhares de romeiros anuais para conhecer o local e a Fonte Milagrosa.