Impulsionado pelo setor de serviços, o apetite das empresas por crédito cresceu 16,8% em março, de acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. A informação compara o movimento do mês passado com o do mesmo mês de 2021. Nas atividades de serviços, o crescimento ficou em 27,7%. Na Indústria, a procura por financiamento também teve alta, mas de 8,7%.
Na análise por porte, os micro e pequenos negócios foram os únicos que registraram crescimento na procura pelo recurso financeiro, marcando alta de 17,8%. Já as empresas de médio e grande porte apresentaram baixa, com 11,4% e 15,3%, respectivamente.
O crédito tem colaborado para a retomada das empresas após um 2021 de restrições e paralizações provocadas pela pandemia, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Para o especialista, o maior desafio dos empresários é retomar os negócios como eram antes da chegada do novo coronavírus.
“Existem ainda muitos desafios econômicos, mas a utilização responsável do crédito é uma das formas capazes de auxiliar a superação da crise financeira”, avalia Rabi.