Na manhã de quinta-feira (4), a 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que atua nas cidades de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé, divulgou os números de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), referentes ao mês de julho. O levantamento se refere a homicídio; tentativa de homicídio; apreensão de arma de fogo e ocorrência com drogas.
Em julho deste ano, Candeias registrou um homicídio, número bem menor em comparação ao mesmo período do ano passado, que foram contabilizados seis. A porcentagem final de Candeias é uma redução de 83%.
Ainda se falando de homicídios no mês de julho, Madre de Deus não registou ocorrência; São Francisco do Conde com duas mortes ano passado e uma neste, ficando assim, na casa dos 50%. Já a cidade de São Sebastião que registrou uma morte no ano passado e outra neste ano, não houve variação
Quando se fala na totalidade de ocorrências das quatro cidades, a redução também foi significativa, já que em julho de 2021 aconteceram 10 assassinatos, este ano, esse número caiu para 3. Ou seja, uma redução de 70%.
Para o Major da unidade, Márcio Souza, a redução se deu graças ao trabalho tático idealizado pela equipe e algumas tomadas de decisões que estão fazendo a diferença nos municípios. “Intensificamos nossas abordagens em pontos de distribuição de drogas; prendemos alguns chefes de tráfico; maior efetivo nas ruas e tantas outras ações que realizamos diuturnamente”, explicou Márcio.