A vara Cível da Comarca de Candeias, na região metropolitana de Salvador, realiza a partir desta segunda-feira (23), atendimento para os cidadãos que tem processos em tramitação na Comarca. O objetivo da ação é reduzir o acervo de processos e agilizar as decisões judiciais.
Inicialmente o serviço será oferecido apenas às segundas feiras, mediante distribuição de senhas. O atendimento será realizado a partir das 8h, no Fórum Desembargador Ivan Brandão, situado na Rua da Prefeitura, no bairro Ouro Negro.
Segundo o juiz titular da Comarca, Leonardo Bruno, a ação visa informar as partes interessadas sobre o andamento do processo, além de dar mais celeridade às ações judiciais. “A ação visa facilitar o atendimento ao público e o atendimento para obtenção de informações. O que podemos ver aqui é que a maioria das pessoas não tem informações sobre a tramitação do seu processo”, relatou.
Ainda de acordo com o magistrado, atualmente a Comarca de Candeias possui cerca de 34 mil processos em andamento, obtendo um dos maiores índices de ações civis do Estado da Bahia.
“Infelizmente quando cheguei aqui em Candeias e me deparei com essa quantidade absurda de processos. Ainda sim resolvi encarar esse desafio e estamos promovendo diversas ações para reduzir a quantidade de processos, basta a população ir ao Diário do Poder Judiciário e verificar todos os dias a quantidade de despachos, decisões, sentenças e todos os atos judiciais que estamos agilizando ao máximo, apesar da impossibilidade física”, comentou Leonardo em entrevista ao programa Baiana Livre.