Com o objetivo de celebrar a diversidade e combater a homofobia, a 9ª edição da parada do orgulho LGBT de Candeias arrastou centenas de pessoas na tarde desse domingo (19), no município de Candeias, região metropolitana de Salvador. O ato teve início por volta das 16h, com uma caminhada pelo Largo do Garoupa, seguindo até a praça Dr. Gualberto Dantas fontes, no centro da Cidade, onde foram realizadas as apresentações das bandas Guig Ghetto, Micael Lucas e do DJ Marue Bigheiro.
Para o vice-presidente do núcleo LGBT de Candeias, Givanildo Fagundes, a escolha do tema deste ano foi em alusão a um projeto que tramita na Câmara dos Deputados, autorizando psicólogos ou psiquiatras para auxiliar o paciente na mudança de orientação de homossexual para heterosexual. “Usamos esse tema porque acreditamos que não existe cura gay, o gay é uma coisa que já nasce. Sendo assim, toda forma de amar vale a pena respeitar”, afirmou.
Durante o evento também foram disponibilizados stands com panfletos, teste gratuito contra o HIV e AIDS, além da distribuição de preservativos, sensibilizando a população sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).