O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e dois dos seus filhos, Eric Trump e Donald Trump Jr, serão julgados a partir desta segunda-feira (2) por um tribunal civil em Nova York.
Os três são acusados de terem inflacionado durante anos o valor dos seus ativos imobiliários. Este é um dos quatro casos nos quais Trump, favorito entre os republicanos para as eleições presidenciais de 2024, é réu atualmente.
O juiz Arthur Engoron de Nova York considerou, no último dia 26, que a “fraude contínua” foi comprovada, o que deu mais importância ao caso. Nesta segunda, na entrada do tribunal, ele acusou o juiz e o promotor do caso de intervenção eleitoral. “É um golpe”, disse, durante um discurso de cerca de dez minutos a repórteres.
Engoron ordenou a revogação das licenças comerciais no estado de Nova York de Trump e dos filhos, que são vice-presidentes executivos da Trump Organization. Ele também determinou o confisco das empresas que são alvo do processo, que serão confiadas aos liquidatários.
Embora não possa ser condenado à prisão por esta acusação, o julgamento será um prelúdio de uma série de processos judiciais que poderão prejudicar a campanha de Trump.