A Polícia Militar da Bahia preparou esquema especial de segurança para os cinco dias do Festival Virada Salvador, evento que acontecerá por cinco dias na Arena Daniela Mercury, no bairro da Boca do Rio, na capital baiana. A estreia acontece nesta quinta-feira (28).
Mais de 600 agentes estarão escalados diariamente para atuar na Arena Daniela Mercury. Fora do local da festa, a mobilização gera 2.438 policiais militares, que estarão distribuídos em 369 patrulhas de tropas convencionais e especializadas.
O objetivo de reforçar o policiamento também fora do local das apresentações é manter a ordem pública na chegada e na saída do entorno da Arena, na praia da Boca do Rio, em estações rodoviárias, estações de metrô, terminais marítimos e pontos de ônibus.
Estão ativados ainda três portais de abordagem, com mais de 320 policiais da Academia de Polícia Militar (APM), distribuídos em turno de serviços das 14h às 5h.
Os portais de abordagem têm a finalidade de criar uma zona, na qual só é possível ingressar mediante abordagem policial militar; inibir a entrada de objetos proibidos; identificar e capturar pessoas com mandado de prisão em aberto ou em estado de flagrante delito; e promover a segurança para os cidadãos e policiais militares que participam do evento.
Além de detectores de metais, os portais de abordagem contam com câmeras de videomonitoramento, de reconhecimento facial e de contagem de público.
“Pedimos a colaboração das pessoas, pois determinados materiais não serão permitidos para o ingresso pelos portais de abordagem”, disse o tenente-coronel Roberto Araújo, subcomandante do Comando de Policiamento Regional da Capital-Atlântico (CPRC-A), unidade responsável pela coordenação do policiamento na região.
Entre os materiais proibidos, estão facas, garrafas de vidro, tesouras, punhais, canivetes, artefatos pirotécnicos, lâminas de barbear, martelos, agulhas e alicates.