Transporte e habitação ficam mais caros na RMS, aponta IPCA

Date:

 

Apesar de ter tido a terceira maior alta no acumulado do ano, o grupo transportes (6,72%) exerceu a maior pressão inflacionária na RMS em 2023, após ter registrado forte deflação no ano anterior (-2,40%). Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida da inflação oficial, calculado pelo IBGE.

O motivo do aumento geral dos transportes em 2023 se deu, principalmente, pelas altas gerais, tanto do transporte público (13,40%), quanto dos combustíveis (8,49%). A gasolina (10,76%) e a passagem aérea (41,59%) foram os itens que mais pressionaram o grupo no ano.

No mês de dezembro, os transportes tiveram a maior alta entre os grupos que compõem o IPCA na RMS (1,23%), exercendo a segunda maior pressão inflacionária no último mês do ano, com a passagem aérea (22,62%) sendo de todos, o item com a maior alta e a maior influência para o aumento geral dos preços na região.

Habitação – O grupo habitação (8,69%) foi o que registrou a maior alta e exerceu a segunda maior pressão inflacionária na RMS no acumulado de 2023. Neste grupo está o item que mais pressionou a inflação da RMS no ano: a energia elétrica residencial (20,69%).

Além dele, a taxa de água e esgoto (19,36%) também teve aumento relevante para a alta geral de preços na região. Por outro lado, no acumulado de 2023, o gás de botijão (-3,43%) registrou deflação e segurou o aumento de preços do grupo.

O grupo saúde e cuidados pessoais (6,04%) exerceu a terceira maior pressão inflacionária na RMS em 2023, influenciado principalmente pela alta do plano de saúde (11,72%), que foi o segundo item mais relevante para o aumento de preços na região no ano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Sem reação, Vitória sofre goleada para o Palmeiras pelo Brasileirão

  O Vitória conheceu sua primeira derrota no Campeonato Brasileiro...

Candeias: Jornada pedagógica tem Carlinhos Brown; Renato Piaba e mais de mil profissionais da educação

  A jornada pedagógica 2026 foi um verdadeiro sucesso durante...

Sarampo cresce 32 vezes nas Américas em um ano; veja situação do Brasil

  Após o aumento significativo de casos de sarampo na...

Bahia elege primeira mulher a patente de coronel em 200 anos

  A então tenente-coronel Ivana Teixeira, do Departamento de Saúde,...