O governador Jerônimo Rodrigues vai participar, nesta terça-feira (5), da cerimônia de início das obras do complexo fabril da BYD, montadora chinesa de carros elétricos. Na última segunda-feira (4), o Governo da Bahia autorizou oficialmente a alienação da área, que fica localizada no polo petroquímico de Camaçari, para a empresa.
A autorização foi concedida após a montadora apresentar o projeto de empreendimento industrial para a área, demonstrando os efeitos socioeconômicos. Nos últimos dias, foi noticiado que uma empresa nacional teria também entraria na disputa pela na área da antiga fábrica da Ford. Mas, segundo a Procuradoria Geral do Estado (PGE), foi divulgado o interesse da BYD e nenhuma outra empresa apresentou projeto efetivo econômico que viabilizasse uma competição ou seleção, caracterizando inexigibilidade licitatória.
A montadora chinesa vai produzir na Bahia veículos de passeio e caminhões elétricos, além de carros híbridos, chassis de ônibus e processar lítio e ferro fosfato, que são utilizados nas baterias dos veículos. No ano passado, foi lançada a pedra fundamental do conjunto fabril.