A concessão da medalha Zumbi dos Palmares ao participante Davi Brito, do Big Brother Brasil 24, foi aprovada pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), por unanimidade, nesta quarta-feira (3). A honraria é concedida pela Casa a pessoas que se destacam na luta contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira.
A proposta é de autoria da Mesa Diretora da Câmara. O texto destaca, na justificativa para conceder a medalha, que Davi, desde jovem, “enfrentou dificuldades financeiras, trabalhando desde cedo para contribuir com as despesas da casa”.
Com mais de 8 milhões de seguidores, o baiano de Salvador é um dos favoritos para vencer o reality show da Rede Globo. A honraria é concedida a pessoas que, de algum modo, se destacam na luta contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira.
“Ao longo do programa, Davi tem sido alvo de preconceito em função de sua cor, condição social e por ser nordestino, demonstrando uma postura admirável de resiliência e dignidade. Sua participação no BBB24 tem sido marcada por momentos de confronto com situações desafiadoras, nas quais ele tem se mostrado forte e determinado”, declara a proposta.
“Por sua trajetória de vida, por sua postura firme e digna diante do preconceito enfrentado desde o início desta edição do BBB, pela forma como tem lidado com as adversidades no programa faz jus à Medalha Zumbi dos Palmares. Davi representa os valores de luta, superação e dignidade que a medalha busca homenagear. Sua história é um exemplo inspirador de como é possível enfrentar o preconceito e as dificuldades com coragem e dignidade, tornando-o digno do reconhecimento e da honra representada por esta medalha”, finaliza a justificativa.