A faixa litorânea entre Mostrada, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina, pode receber ondas de até 3 metros de altura devido à aproximação de uma frente fria que vem do Oceano Atlântico. O alerta foi emitido pela Marinha do Brasil e é válido até esta sexta-feira (17). Por conta das enchentes na Região Metropolitana de Porto Alegre e em outras cidades, muitas famílias têm buscado refúgio o litoral do estado.
A frente fria já provocou geadas e temperatura mínima entre 3°C e 0°C em outras regiões do estado. Na cidade de Imbé, por exemplo, na noite de quarta-feira (15) foram registradas fortes ondas. A Defesa Civil Municipal chegou a emitir um alerta para a ressaca do mar, que também pode gerar cheia na Lagoa Tramandaí. Nas redes sociais, imagens mostraram a água invadindo a calçada da orla e pontos da cidade alagados.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que as regiões centro e norte do estado voltem a ser atingidas por chuvas nesta quinta-feira (17), mas com volumes não tão expressivos. Já na sexta-feira (18), um novo sistema frontal deve provocar chuvas fortes, que podem ser acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento na região.