A China reduziu os preços no varejo da gasolina e do diesel, em resposta às recentes mudanças nos preços internacionais do petróleo. A decisão foi anunciada pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), conforme reportado pela agência chinesa Xinhua.
Os preços da gasolina foram reduzidos em 235 yuans (US$ 33) por tonelada, enquanto os preços do diesel caíram 225 yuans (US$ 31,15) por tonelada. Essa alteração segue o mecanismo de fixação de preços da China, que ajusta os valores dos produtos petrolíferos refinados de acordo com as flutuações nos preços internacionais do petróleo bruto.
O Centro de Monitoramento de Preços da CNDR prevê que os preços internacionais do petróleo continuem a oscilar e permaneçam fracos no curto prazo. Essa perspectiva influenciou a decisão de ajuste nos preços domésticos dos combustíveis.
Essa redução nos preços visa aliviar os custos para consumidores e empresas, refletindo a política do governo chinês de alinhar os preços domésticos aos movimentos do mercado global de petróleo.