Precisando reverter o 1 a 0 sofrido na partida de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, no último dia 2 de maio, o Vitória recebe o Botafogo nesta quarta-feira (22), às 19h, no Barradão. Jogando em seus domínios, o Rubro-Negro não vence o time carioca há quase 10 anos: a última vez aconteceu em 2014, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Naquele 4 de outubro de 2014, o Leão contou com dois gols de Marcinho e venceu o Fogão, que marcou com Rogério. Treinado por Ney Franco, o Vitória jogou com Gatito Fernández, Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu, Mansur (Cáceres), Luiz Gustavo, Richarlyson, Marcinho, Damián Escudero (Edno), Vinícius e Dinei (Guillermo Beltrán).
Do outro lado, o técnico do Botafogo era Vagner Mancini, ex-Vitória, que escalou o time com Andrey, Régis Souza, Dankler, André Bahia, Júnior César, Gabriel (Murilo Souza), Fabiano (Carlos Alberto), Airton, Luis Ramírez, Rogério e Pablo Zeballos (Wallyson).
Depois, rubro-negros e alvinegros se enfrentaram mais cinco vezes no Barradão, com três vitórias do Botafogo e dois empates. Em 2015, as duas equipes r13 atualizações disponíveisebaixadas no Brasileirão anterior, jogaram a Série B e o Fogão venceu por 2 a 1. Em 2016, já na Série A, vitória alvinegra por 1 a 0. Nos anos de 2017 e 2018, as partidas aconteceram novamente pela Primeira Divisão: 2 a 2 e 4 a 3 pro Botafogo, respectivamente. Em 2021, o último confronto até aqui, empate por 0 a 0 pela Série B.
Segundo dados do site oGol, Vitória e Botafogo já se enfrentaram 24 vezes com mando do Vitória, com 11 vitórias rubro-negras, seis empates e sete vitórias alvinegras. No total, segundo o site, foram 46 jogos, com 17 vitórias do Vitória, 14 empates e 15 vitórias do Botafogo.
Apesar do recente retrospecto negativo no Barradão, o Vitória se classificou nas duas outras vezes que enfrentou o Botafogo pela Copa do Brasil. Em 1997, vitória por 3 a 0, em jogo único, no Estádio Caio Martins. Em 2012, o Leão empatou por 1 a 1 no Barradão e venceu por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos.