O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, informou que vai transferir a pasta de forma temporária para o Rio Grande do Sul na próxima semana. O intuito é acompanhar os estragos causados pela enchente na produção gaúcha, em especial à agropecuária. Fávaro deve embarcar para o estado na terça-feira (28).
“O nosso primeiro ato será a transferência do Ministério. Faremos também a entrega de equipamentos de emendas parlamentares deste ano para o estado e colheremos as propostas de prefeitos e dos produtores para reconstrução”, disse, durante audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
De acordo com o chefe da pasta, é “cabível” incluir o estado no programa de recuperação de áreas degradadas e criar um fundo de aval para garantir as operações de crédito rural dos produtores.
Na prática, o fundo deve garantir às instituições financeiras que, em casos de inadimplência e incapacidade de cumprimento dos empréstimos pelos produtores rurais, o governo arcaria com o pagamento das operações.