O sindicato que representa trabalhadores da Samsung na Coreia do Sul convocou uma greve de um dia para próxima semana. O Nationwide Samsung Electronics Union (NSEU) disse na quarta-feira (29), durante coletiva de imprensa transmitida em seu canal oficial no YouTube, que os 28.000 associados entrariam em greve após negociações fracassadas sobre salários e acordos de bonificação.
Son Woomok, um líder sindical, disse à CNN Internacional que muitos membros do NSEU trabalhavam para a principal unidade de semicondutores da Samsung. Em comunicado à CNN, um porta-voz da Samsung disse que “a empresa continua comprometida em se envolver em negociações de boa-fé com o sindicato e está fazendo todos os esforços sinceros para chegar a um acordo”.
Em janeiro, a Samsung relatou um lucro operacional de apenas 6,567 trilhões de won (US$ 4,8 bilhões) em 2023, seu desempenho anual mais fraco desde 2009, de acordo com o Wall Street Journal. A empresa também chegou a perder por um momento a coroa de maior fabricante de smartphones do mundo para a Apple.