Bahia demora a engrenar, mas bate o Fortaleza e mantém os 100% em casa no Brasileirão

Date:

 

Foi no sufoco, mas o Bahia venceu o Fortaleza por 1 x 0 na noite desta quinta-feira (13), e manteve os 100% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro atuando na Arena Fonte Nova. A equipe baiana voltou para a vice-liderança com 17 pontos – mesma pontuação do líder Flamengo, mas o time carioca tem saldo melhor.

No duelo dos tricolores, um primeiro tempo pouco animado, sem nenhuma finalização em direção à meta dos dois lados. Jean Lucas desperdiçou ótima chance para o Esquadrão abrir o placar, mas mandou por cima. Já a equipe cearense chegou a balançar as redes com Renato Kayzer, porém o gol foi anulado por impedimento.

O Tricolor baiano equilibrou as ações na segunda etapa e teve duas boas chances – Estupiñan perdeu de cara com o goleiro e Biel carimbou a trave. Perto do fim, Jean Lucas marcou de cabeça o único gol da partida após cruzamento na medida de Everton Ribeiro.

Na rodada nove do Brasileirão, o Bahia encara o Criciúma no próximo domingo (16). A bola rola no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, às 18h30.

O JOGO

Primeiro tempo

Bahia e Fortaleza protagonizaram um jogo bastante truncado na primeira etapa – sem nenhuma finalização à meta dos dois lados. A equipe cearense se fez mais presente no seu campo de ataque, foi mais incisiva nas jogadas e chegou a balançar as redes com Renato Kayzer, mas o gol foi anulado por impedimento. Apesar disso, foi o Esquadrão que teve a oportunidade real e mais clara para marcar. Antes, aos 13 minutos, Everton Ribeiro achou lindo passe entre a marcação e deixou Jean Lucas de cara com o goleiro João Ricardo – porém, o camisa 6 pegou mal e mandou por cima da meta. Fim de um primeiro tempo pouco animado na Arena Fonte Nova.

Incrível! Aos 13 minutos, Everton Ribeiro avançou pelo meio e, na meia-lua da grande área, deu passe em profundidade entre a marcação para Jean Lucas. O camisa 6 saiu de cara com o goleiro João Ricardo, mas pegou por baixo da bola e mandou longe, por cima da meta.

VAR em ação! Renato Kayzer recebeu lançamento na área aos 33 e se antecipou ao marcador para estufar as redes de cabeça. Porém, o atacante cearense estava impedido e o gol foi anulado.

Segundo tempo

Diferente do primeiro tempo, o jogo voltou melhor após o intervalo. O Fortaleza seguiu com o mesmo ímpeto ofensivo e, antes dos 10 minutos, teve duas boas oportunidades para inaugurar o marcador – mas Marcos Felipe interviu. Depois das substituições, o Bahia equilibrou a partida e também teve chances para marcar após duas falhas do zagueiro Titi, porém as finalizações não foram precisas. Quando tudo indicava que o confronto entre tricolores ia terminar zerado, Jean Lucas apareceu na área e cabeceou firme para dar o triunfo ao Esquadrão.

Aos dois minutos, Pedro Augusto ganhou dividida no meio e a bola sobrou com Martínez. O volante soltou uma bomba da intermediária e o goleiro Marcos Felipe espalmou o perigo para não se complicar.

Quase! Tinga disparou pela direita aos oito e cruzou para a área. Martínez, mais uma vez, se antecipou à marcação e tocou na bola, mas a “casquinha” do camisa 8 passou rente à trave direita e saiu.

Perdeu! Aos 15 minutos, Oscar Estupiñan pressionou Titi, roubou a bola e saiu de cara com João Ricardo. No entanto, o centroavante pegou mal na hora da finalização e desperdiçou a chance de abrir o placar.

Aos 18, Breno Lopes arrancou em velocidade pela esquerda, cortou para dentro e bateu firme, mas Marcos Felipe defendeu.

Na trave! Aos 22 minutos, Biel contou com a falha da zaga cearense, deixou Tinga no chão e chutou forte. Porém, a bola explodiu no poste direito e foi para fora.

Gol do Bahia! Aos 34, Everton Ribeiro cruzou na medida e Jean Lucas apareceu na primeira trave para testar firme. O goleiro João Ricardo nem se mexeu e a bola foi morrer no fundo das redes.

Defesaça! Aos 39 minutos, Machuca recebeu lançamento da defesa, ganhou da marcação e saiu de cara com Marcos Felpe. Porém, o goleiro cresceu na frente do atacante e fez uma ótima defesa para garantir o triunfo.

FICHA TÉCNICA

Bahia 1 x 0 Fortaleza
Série A – 8ª rodada
Local:
 Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 13/06/2024 (quinta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Quarto árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
VAR: Daiane Muniz (FIFA-SP)

Gol: Jean Lucas (Bahia)
Cartões amarelos: Kanu, Caio Alexandre, Carlos de Pena, Marcos Felipe e Yago Felipe (Bahia)

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Gabriel Xavier, Rezende e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro © (Yago Felipe) e Cauly (Carlos de Pena); Ademir (Biel) e Everaldo (Oscar Estupiñan). Técnico: Rogério Ceni

Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi © e Felipe Jonatan; Pedro Augusto, Zé Welison (Machuca), Martínez (Pedro Rocha) e Hércules (Pochetino); Renato Kayzer (Lucero) e Breno Lopes (Yago Pikachu). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Virginia detalha preparativos para passar Ano Novo com Vini Jr. na Europa

  Virginia Fonseca vai começar 2026 na Europa ao lado...

Bahia recebe proposta de troca de jogadores do Atlético-MG por Vitor Hugo

  O Atlético-MG iniciou conversas com o Bahia em busca de uma solução para...

Ex-zagueiro da Seleção decide deixar clube da Série A pensando na Copa de 2026

  A trajetória de Thiago Silva no Fluminense está perto do fim. Aos 41...

Bahia fecha compra milionária de goleiro e define titular para 2026

  O Bahia decidiu exercer a opção de compra do goleiro Ronaldo e garantiu...