A Polícia Federal iniciou uma operação nesta segunda-feira (29), em Governador Valadares (MG), para combater a promoção de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. As investigações indicam que em média 370 brasileiros, incluindo menores de idade, foram enviadas sem autorização para o país por meio da fronteira com o México.
A PF informou que “os suspeitos foram apontados como os responsáveis por promover a migração ilegal de brasileiros com a finalidade de obter vantagem econômica para os Estados Unidos da América”. Através do esquema conhehecido como “cai-cai”, até mesmo famílias inteiras se entregam às autoridades americanas com o objetivo de evitar ou dificultar o processo de deportação.
Durante a operação, o Judiciário também determinou o bloqueio de valores que totalizam aproximadamente R$ 2 milhões. Além disso, os agentes apreenderam uma arma, dois carregadores, munições e dólares americanos.
Os atravessadores dos migrantes são conhecidos como “coiotes” e cobram até R$ 200 mil para realizar a passagem entre México e EUA. Na travessia, as vítimas teriam sido expostas aos riscos do deserto e das ações dos criminosos que os conduziram ao solo norte-americano.
Se os crimes forem comprovados, os indivíduos responderão por promoção de migração ilegal e podem cumprir penas superiores a 8 anos.