Eleitores que não votaram devem justificar ausência até 7 de janeiro

Date:

 

O prazo para que o eleitor que não votou no segundo turno das eleições municipais de 2024 justifique a ausência terminará na próxima terça-feira (7). O pedido pode ser feito em cartórios eleitorais ou pela internet.O segundo turno do pleito ocorreu em 27 de outubro, em 51 municípios do país, sendo 15 capitais.

Quem não justificar a ausência às urnas pode estar sujeito ao pagamento da multa de R$ 35,13 imposta pela Justiça Eleitoral. Além da multa, quem não justificou a ausência ficará impedido de tirar o passaporte e a carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso público e tomar posse em cargo público, receber remuneração em função pública, entre outras restrições.

A justificativa vale para quem tem a obrigação de votar, porém não compareceu às urnas. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos e é facultativo para pessoas com idade entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e também para analfabetos. Cada turno eleitoral é considerado uma eleição independente pela justiça eleitoral, para efeito de comparecimento. Por isso, o eleitor deverá justificar separadamente o não-comparecimento em cada um dos turnos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Candeias: prefeito Eriton recebe novos veículos para atuação na área da saúde e segurança pública

  O prefeito da cidade de Candeias, Eriton Ramos, acompanhado...

Nos acréscimos, Bahia vence o Palmeiras no Allianz Parque pelo Brasileirão

  O Bahia conquistou o primeiro triunfo fora de casa...

Vitória empata com o Grêmio e segue fora da zona de rebaixamento do Brasileirão

  O Vitória arrancou o empate em 1 a 1...