TCU libera licitação de quase R$ 200 milhões para comunicação do governo Lula

Date:

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou nesta quinta-feira, 9, a retomada da licitação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) para a contratação de empresas de assessoria em comunicação e gestão de redes sociais do governo Lula. O edital era de R$ 197 milhões para a escolha de quatro agências.

A licitação estava suspensa desde julho de 2024, após a Unidade de Auditoria Especializada em Contratações do TCU identificar indícios de que o sigilo da autoria das propostas das empresas foi violado, evidenciando alguma falha ou fraude no processo.

Os planos de comunicação das empresas deveriam ser entregues em invólucros, mantido o sigilo das informações de cada uma das propostas apresentadas. No entanto, um dia antes do resultado da licitação, o site O Antagonista publicou, por meio de códigos, o resultado do pregão, revelando a violação do sigilo. O segredo neste caso era necessário pois a Secom analisou a melhor técnica, e não o menor preço. O ministro Aroldo Cedraz aceitou a representação à época e paralisou o certame. Em agosto, o governo revogou a licitação.

O revés na contratação feita pela Secom se converteu em desgaste político para Paulo Pimenta, que será substituído na chefia da Secom pelo publicitário Sidônio Palmeira na próxima semana.

 

Henrique Sampaio, Estadão Conteúdo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

BBB 25: Aline Patriarca tem exoneração da Polícia Militar da Bahia confirmada; veja comunicado

  Aline Patriarca chamou atenção do país ao ser anunciada no BBB...

Embasa suspende fornecimento de água em 6 cidades neste sábado

  A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) vai...

Produções de Hollywood são interrompidos devido aos incêndios em Los Angeles

  Os intensos incêndios florestais que continuam a atingir Pacific...

Vaticano aprova diretrizes que permitem que homens gays virem padres

  O Vaticano aprovou novas normas dos bispos italianos que...