Falta de saneamento provocou mais de 340 mil internações em 2024

Date:

 

Em 2024, o Brasil registrou mais de 344 mil internações por doenças relacionadas ao saneamento inadequado. A pesquisa divulgada pelo Instituto Trata Brasil, nesta quarta-feira (19), aponta ainda que  para 168,7 mil casos foram de infecções por insetos-vetores, como a dengue, e 163,8 mil casos de doenças feco-orais.

O levantamento ainda aponta que embora o número seja elevado, as internações caem, em média, 3,6% ao ano desde 2008. As regiões Centro-Oeste e Norte têm índices mais altos de internações, com o Maranhão destacando-se negativamente.

Essas doenças, associadas à falta de saneamento, afetam principalmente a população de menor poder aquisitivo, com 64,8% das internações entre pessoas negras ou pardas. Crianças e idosos são os mais vulneráveis, com 20% das internações em crianças de até 4 anos e 23,5% em pessoas acima de 60 anos.

O estudo também apontou que, em 2023, o Brasil teve 11.544 mortes relacionadas ao saneamento, sendo a maioria por doenças feco-orais e transmitidas por insetos. A mortalidade entre idosos foi alta, representando 76% dos óbitos, e a taxa entre indígenas foi quatro vezes superior à média. O Instituto Trata Brasil estima que a melhoria no saneamento pode reduzir em até 70% as internações no país.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Hemoba realiza censo para mapear perfil dos pacientes com doença falciforme na Bahia

  A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)...

Barradão será centro de treinamento para a Copa do Mundo Feminina de 2027 em Salvador

  O Esporte Clube Vitória anunciou, nesta quinta-feira (8), que...

Aline Patriarca será correspondente da Globo em prêmio de igualdade racial

A ex-BBB Aline Patriarca anunciou nas redes sociais que...