Após a visita de mais de 220 mil turistas na Bahia, a Secretaria da Segurança Pública concluiu, nesta quarta-feira (23), a Operação Navio, sem registro de crimes graves. A ação, realizada entre outubro de 2024 e abril de 2025, contou com reforço de equipes das Polícias Civil e Militar em áreas turísticas e estratégicas.
Ao todo, cinquenta e nove grandes embarcações de transporte de passageiros passaram pela cidade. Para atender a demanda, um Posto de Atendimento da Delegacia de Proteção ao Turista (DELTUR) foi disponibilizado no Porto de Salvador.
A equipe da sede da unidade, no Pelourinho, contou com reforço. Em fevereiro, o Governo do Estado entregou também uma nova Deltur na Barra, ampliando o atendimento para pessoas de diferentes nacionalidades. Em toda a operação, profissionais bilíngues da PM, com domínio em inglês e espanhol, recepcionaram os visitantes.
As equipes foram distribuídas no Porto de Salvador, na área de desembarque, na região do Comércio, principais ligações entre as Cidades Alta e Baixa, Mercado Modelo, Pelourinho, Basílicas da Conceição e do Bonfim, Farol da Barra, Praia do Forte, Flamengo, Stella Maris, entre outros pontos.
Durante as ações preventivas e de inteligência, dois falsos pintores tribais acabaram presos em flagrante e tiveram as capturas revertidas para prisão preventiva.