O fornecimento de energia foi quase totalmente normalizado na Espanha e em Portugal nesta terça-feira (29), após um blecaute de grande escala afetar transportes, voos e hospitais. Também foram registrados transtornos menores na França, Bélgica e Andorra. Milhões de pessoas foram afetadas. Em Madri, moradores celebraram o retorno da luz com aplausos. A operadora REE informou que, às 6h, 99,16% da rede elétrica já estava restabelecida.
Em Portugal, o abastecimento foi estabilizado. Na Espanha, a eletricidade permitiu reativar trechos ferroviários, como Madri-Barcelona e Madri-Sevilha, segundo a empresa Renfe. No entanto, algumas linhas seguem inoperantes, com foco na retomada do transporte suburbano. Três composições continuavam paradas, conforme o ministro dos Transportes, Óscar Puente.
O premiê Pedro Sánchez afirmou que ainda não se sabe a origem do apagão, iniciado com a perda repentina de 15 gigawatts, cerca de 60% da demanda nacional. Ele recomendou que trabalhadores não essenciais permanecessem em casa. O episódio provocou colapso no centro de Madri, paralisando o metrô e sobrecarregando os ônibus.
Sem energia, internet ou telefone, moradores ficaram desinformados e sem alternativas. Muitos caminharam pelas ruas para retornar às suas casas. A queda do sistema ocorreu às 12h40 locais e causou engarrafamentos devido à ausência de semáforos e GPS. Ambulâncias e viaturas circularam até na contramão para atender emergências.