Energia é restabelecida na Espanha e em Portugal após apagão histórico

Date:

 

O fornecimento de energia foi quase totalmente normalizado na Espanha e em Portugal nesta terça-feira (29), após um blecaute de grande escala afetar transportes, voos e hospitais. Também foram registrados transtornos menores na França, Bélgica e Andorra. Milhões de pessoas foram afetadas. Em Madri, moradores celebraram o retorno da luz com aplausos. A operadora REE informou que, às 6h, 99,16% da rede elétrica já estava restabelecida.

Em Portugal, o abastecimento foi estabilizado. Na Espanha, a eletricidade permitiu reativar trechos ferroviários, como Madri-Barcelona e Madri-Sevilha, segundo a empresa Renfe. No entanto, algumas linhas seguem inoperantes, com foco na retomada do transporte suburbano. Três composições continuavam paradas, conforme o ministro dos Transportes, Óscar Puente.

O premiê Pedro Sánchez afirmou que ainda não se sabe a origem do apagão, iniciado com a perda repentina de 15 gigawatts, cerca de 60% da demanda nacional. Ele recomendou que trabalhadores não essenciais permanecessem em casa. O episódio provocou colapso no centro de Madri, paralisando o metrô e sobrecarregando os ônibus.

Sem energia, internet ou telefone, moradores ficaram desinformados e sem alternativas. Muitos caminharam pelas ruas para retornar às suas casas. A queda do sistema ocorreu às 12h40 locais e causou engarrafamentos devido à ausência de semáforos e GPS. Ambulâncias e viaturas circularam até na contramão para atender emergências.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Mais de 260 mil eleitores podem ter título cancelado; prazo para regularização é até 19 de maio

  Mais de 260 mil eleitores na Bahia correm o...

Candeias: Pesquisa mostra que 60% da população aprova gestão de Eriton Ramos após 100 dias de governo

  Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data, divulgada...

Sistema de reconhecimento facial da SSP alcança 800 foragidos nos primeiros quatro meses de 2025

  O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança...

STF decide manter prisão de Collor por 6 votos a 4

  O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta segunda-feira (28),...