A Índia intensificou os ataques contra o Paquistão nesta sexta-feira (9), na região de fronteira da Caxemira, aumentando ainda mais a tensão entre os dois países. Autoridades paquistanesas informaram que cinco civis morreram e outros 29 ficaram feridos após bombardeios indianos.
De acordo com os balanços mais recentes, os confrontos já deixaram ao menos 49 civis mortos — 36 no lado paquistanês e 13 no lado indiano —, configurando o episódio mais violento entre os dois países vizinhos.
Também nesta sexta, o Exército indiano afirmou que o Paquistão lançou bombas e usou drones para atacar áreas sob controle indiano na Caxemira. A atual onda de violência teve início em 22 de abril, após um atentado na cidade de Pahalgam, na Caxemira indiana, que deixou 26 mortos, a maioria hindus. O episódio reacendeu o histórico conflito entre os países pela região, disputada desde a partilha do território em 1947. A região de maioria muçulmana vive enfrenta um movimento de insurgência que pede a independência ou anexação ao Paquistão.