Ações intensificadas de saúde atendem mais de 50 mil pessoas em 24 policlínicas do interior

Date:

 

Após as experiências de sucesso do Março Mulher, com mais de 23 mil atendimentos em três finais de semana nas policlínicas de Narandiba e Escada, em Salvador, o Governo do Estado ampliou o investimento em ações intensificadas de saúde, com investimento de cerca de R$ 10 milhões para levar atendimento especializado e exames diversos também ao interior baiano.

O plano de ações foi iniciado em abril e será finalizado no final de junho. No total, 24 policlínicas do interior do estado realizarão mais de 51 mil atendimentos aos sábados e domingos, incluindo serviços como mamografia, ultrassonografia, eletrocardiograma, tomografia, endoscopia, colonoscopia e pequenos procedimentos.

“Para a realização das ações intensificadas de saúde, foram consideradas as demandas reprimidas de cada Policlínica, separadamente. Os tipos de serviços ofertados variam entre as unidades, dependendo das principais necessidades das regiões atendidas por cada uma delas”, explica Natali Ramos Lima, Coordenadora de Avaliação e Monitoramento em Unidades Consorciadas e em Parceria Público Privada da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A iniciativa tem como principal objetivo reduzir a fila de espera de serviços especializados e para realização de exames.

“Na nossa região, onde a gente atende 16 municípios associados, mapeamos as principais demandas e desde abril estamos ofertando cerca de três mil exames de demanda reprimida, como ressonância com e sem contraste, tomografia com contraste, raios-x, mamografia, ecocardiograma e ultrassonografia. Temos uma ótima taxa de aproveitamento de adesão superior a 90%, com os municípios participando ativamente do processo de agendamento e transporte dos pacientes”, disse Daiane Celestino, diretora-geral da policlínica regional de saúde de Ribeira do Pombal.

“Essas ações ajudam muito na identificação precoce, e no tratamento adequado e célere de variadas enfermidades, atendendo todas as macrorregiões de saúde da Bahia. Até junho, o Governo do Estado fará todo o investimento nas ações, mas estamos agora na expectativa também de estendê-las por até mais oito meses, por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde”, afirmou a Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

IBGE: 1 em cada 100 habitantes recebeu diagnóstico de autismo na Bahia

  Novos dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados nesta...

Mutirão da Defensoria Pública oferece atendimentos sobre pensão alimentícia em Salvador e Itabuna

  A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) promove...

Calderano vence, vai à semi e garante medalha inédita ao Brasil no Mundial Tênis de Mesa

  Hugo Calderano escreveu mais um capitulo histórico pro tênis...

Candeias: Com óculos simuladores de embriaguez, ação do Maio Amarelo conscientiza moradores

  Dando sequência à programação do Maio Amarelo, a Prefeitura...