O presidente da Rússia, Vladimir Putin, teria sido alvo de uma tentativa de assassinato pela Ucrânia na última terça-feira (25). De acordo com informações de um oficial militar russo, o helicóptero que transportava o mandatário russo estava no “epicentro” de um ataque de drone ucraniano na região de Kursk.
Segundo informações da agência de notícias russa RBC, o comandante da unidade de defesa aérea russa, Yuriy Dashkin, relatou que os sistemas de defesa aérea da Rússia interceptaram o drone e o destruíram antes que ele atingisse a rota de voo de Putin.
O comandante contou ainda que entre 20 a 22 de maio a Rússia sofreu um ataque massivo de drones da Ucrânia, sendo destruídos cerca de 1.170 drones.
“Gostaria de salientar que a intensidade do ataque aumentou significativamente durante o voo da aeronave do comandante supremo sobre o território da região de Kursk. Portanto, estávamos simultaneamente envolvidos em um combate aéreo e garantimos a segurança do helicóptero do presidente no espaço aéreo”, afirmou Yuriy Dashkin.