Flávio Dino quer provas de fiscalização em emendas destinadas a ONGs

Date:

 

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4) que os poderes Legislativo e Executivo comprovem, até 12 de agosto, a adoção de medidas para garantir que o repasse de emendas parlamentares a ONGs seja feito de forma correta.

De acordo com o ministro, devem ser “fechados os caminhos” para entidades fantasmas; meramente “de gaveta”; sem experiência técnica; sem conhecimento do território, entre outras inadequações. Em maio, Dino determinou que o Legislativo explicasse suspeitas de irregularidades em repasses a ONGs que haviam sido divulgadas pela imprensa.

O Congresso respondeu que as situações precisam ser investigadas individualmente. Na decisão desta quarta (4), Dino afirmou que esse tipo de apuração não faz parte do escopo da ação que tramita no STF.

“Sobre este ponto, realço que não se trata de realizar, no presente feito, investigações casuísticas relacionadas a ONGs e demais entidades do terceiro setor, mas sim de identificar práticas que eventualmente não estejam consentâneas com o plano de trabalho elaborado conjuntamente pelos Poderes Legislativo e Executivo, e adotar medidas corretivas que se mostrem necessárias”, diz o ministro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Confira quais veículos passarão a exigir placa e CNH dos condutores a partir de 2026

  A partir de 1º de janeiro de 2026, quem...

Na Fonte Nova, Bahia vence o Inter e assume o quinto lugar no Brasileirão

  O Bahia emplacou o terceiro triunfo consecutivo na Arena...

Inmet emite alerta de chuvas intensas para 263 cidades da Bahia

  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira...

Candeias: Prefeito Eriton Ramos anuncia antecipação de 13º e feriado ao servidor

  O prefeito de Candeias Eriton Ramos anunciou na tarde...