Cubanos lideram pedidos de refúgio no Brasil pela primeira vez em 10 anos

Date:

 

Os pedidos de refúgio feitos ao Brasil por cidadãos de Cuba ultrapassaram os da Venezuela pela primeira vez em 10 anos. No primeiro trimestre de 2025, foram 9.467 solicitações de cubanos e 5.794 de venezuelanos. Os dados são do Painel da Migração no Brasil, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A chegada ao Brasil acontece principalmente pela região Norte: no município de Bonfim, em Roraima, que faz fronteira com a Guiana, e por Oiapoque, cidade do Amapá na fronteira com a Guiana Francesa. Há ainda entradas pela fronteira com o Suriname, também pelo território amapaense.

Dos mais de 18 mil pedidos de refúgio feitos em todo o país até março, apenas 324 foram reconhecidos pelo governo brasileiro. Outros 24 reconhecidos foram estendidos aos familiares dos solicitantes. Os outros foram arquivados, indeferidos ou extintos devido ao não comparecimento dos estrangeiros às entrevistas de elegibilidade, viagens não informadas e não renovação de protocolos, entre outras medidas exigidas.

Nem todos os cubanos chegam ao Brasil com intenção de permanência. Parte utiliza o país como rota de passagem para outros destinos como Uruguai e Estados Unidos. No entanto, as barreiras migratórias e as deportações em massa promovidas pelos norte-americanos alteraram os planos de muitos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Em Centro Avançado de Operações, Werner acompanha trabalho das polícias no Carnaval

  O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, acompanha o...

Beneficiários do Bolsa Família podem receber 13º salário; entenda

  A Câmara dos Deputados analisa um Projeto de Lei (PL)...

Trabalhadores formais podem ter folga remunerada no aniversário; confira

  A Câmara dos Deputados analisa um Projeto de Lei...

Ceni critica postura do Bahia: “Não se negocia, seja no carnaval ou que dia for”

  O Bahia vencia o Jacuipense até os 46 minutos...