A garantia do trânsito de moradores em vias públicas e a repressão da atuação de grupos criminosos foram as principais finalidades da Operação Barricada II, deflagrada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), com a 11ª Delegacia Territorial (DT/Tancredo Neves), nos bairros de Tancredo Neves, Narandiba e Engomadeira, na manhã desta sexta-feira (25).
Durante as ações, que tiveram o apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Guarda Civil Municipal de Salvador, com ajuda de um trator, foram desobstruídas mais de 15 ruas dos três bairros, a partir da retirada de pedras, entulhos, carcaças de geladeiras e outros objetos das vias principais de cada localidade.
As equipes da Polícia Civil também retiraram diversos pontos de energia elétrica improvisados em postes, com indicativo de serem utilizados por traficantes, como postos de vigilância nos locais. De acordo com o delegado Marcos Tebaldi, coordenador de Polícia Judiciária da Capital, do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), a operação acontece aliada a investigações.
“Seguimos com apurações paralelas para identificar e prender todos os envolvidos com as práticas criminosas nestas regiões. Não adianta tentar obstruir as ruas, nem oprimir moradores, nós voltaremos aqui quantas vezes for preciso. As ruas têm que estar livres para a população e para o trânsito de veículos de prestação de serviços, a exemplo de ambulâncias, viaturas policiais e do Corpo de Bombeiros. As pessoas também podem colaborar repassando informações para o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública, ligando para o 181. Não precisa se identificar. O sigilo é garantido”, afirmou.