A Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, com mais de 200 anos de tradição, celebra religiosidade, cultura popular e ancestralidade na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. A programação começa nesta quarta-feira (13) e segue até domingo (17). Desde 2010, o evento é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia.
Organizado exclusivamente por mulheres negras da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, o festejo reúne cortejos, missas, música e comidas típicas. A celebração acontece anualmente na semana de 13 a 17 de agosto, mês dedicado a Nossa Senhora.
Programação
A festa se inicia nesta quarta-feira (13), dedicada às irmãs que já faleceram. Vestidas de branco, as integrantes se deslocam em procissão da sede da Boa Morte até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Na quinta-feira (14), o cortejo sai da sede da Irmandade em procissão noturna, carregando a imagem de Nossa Senhora da Boa Morte, velas e entoando cânticos
O dia 15 é reservado a Nossa Senhora da Glória, com procissão matinal saindo da sede e acompanhada por filarmônicas locais. As integrantes levam flores e carregam o andor até a Igreja Matriz, onde é celebrada uma missa. Neste momento, ocorre a transferência dos cargos e a posse da nova comissão de festa para o próximo ano.
No sábado (16) e domingo (17), haverá cozido e caruru oferecidos à população, seguidos de samba de roda, ambos no Largo d’Ajuda.