Banco Central anuncia mudanças no PIX para reforçar devolução em casos de fraude

Date:

O Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira (28) alterações no PIX para aprimorar o mecanismo de devolução de valores em situações de fraude, golpe ou coerção.

Atualmente, a devolução só pode ser feita a partir da conta usada na fraude. No entanto, segundo o BC, criminosos costumam transferir os valores rapidamente para outras contas, o que dificulta a recuperação do dinheiro.

Com a nova regra, que passa a valer de forma facultativa em 23 de novembro e obrigatória a partir de 2 de fevereiro, será possível rastrear o caminho dos recursos e compartilhar essas informações entre as instituições financeiras envolvidas. Assim, a devolução poderá ocorrer em até 11 dias após a contestação.

O Banco Central espera que a medida aumente a identificação de contas ligadas a fraudes e dificulte sua reutilização pelos criminosos.

Outra novidade é que, a partir de 1º de outubro, todos os bancos e instituições participantes do PIX deverão oferecer, em seus aplicativos, uma opção de autoatendimento para contestação de transações suspeitas. A funcionalidade permitirá ao usuário solicitar a devolução diretamente, sem necessidade de contato humano, tornando o processo mais ágil e aumentando as chances de recuperação dos valores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Bahia vence o Fluminense e sai na frente nas quartas da Copa do Brasil

  O Bahia saiu na frente do Fluminense nas quartas...

Salvador perde quase cinco mil moradores em um ano, aponta IBGE

  Quase cinco mil pessoas deixaram de morar em Salvador...

Moraes autoriza Bolsonaro a receber visita de funcionário de cartório

  O ministro do Supremo Federal (STF) Alexandre de Moraes...

Lula critica postura dos EUA em negociações sobre tarifaço: “Não conseguimos falar com ninguém”

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou...