BRICS lança sistema de pagamentos para reduzir dependência do dólar em setembro

Date:

O BRICS vai lançar em setembro o Brics Pay, plataforma de pagamentos desenvolvida para diminuir a influência do dólar nas transações internacionais. O sistema foi criado a partir de um modelo descentralizado de mensagens fronteiriças (DCMS), desenvolvido pela Universidade de São Petersburgo.

A ferramenta reunirá diferentes tecnologias de pagamento, como o SBP, sistema russo que permite transferências por número de telefone e já é utilizado por mais de 200 instituições financeiras. O Brics Pay também deverá ter integração com o Pix, possibilitando que o mecanismo brasileiro seja usado fora do país.

Segundo o economista Adenauer Rockenmeyer, delegado do Corecon-SP, o objetivo é facilitar transações diretas em moedas locais entre os países do bloco, sem necessidade de conversão para o dólar, reduzindo custos e taxas. Ele avalia ainda que o modelo fortalece o uso do Pix internacionalmente e amplia as trocas comerciais dentro do grupo.

Para o especialista, o Brics Pay pode representar um desafio à supremacia da moeda norte-americana. “O sistema opera com infraestrutura independente do SWIFT, baseada em tecnologia descentralizada, o que dificulta o controle e a aplicação de sanções. Cada transação fora do sistema tradicional reduz a influência do dólar no comércio internacional”, afirmou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Mais de 50% dos casos de câncer de próstata no SUS são diagnosticados em estágio avançado

  Mais da metade dos casos de câncer de próstata...

Prefeitura de Candeias oferece transporte gratuito para estudantes do ENEM 2025

  A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de...

Candeias: Simpósio reúne profissionais para discutir cuidados com pacientes renais

  Os enfermeiros da Atenção Primária e os Agentes Comunitários...

Brasil goleia Indonésia e avança à fase mata-mata do Mundial Sub-17

  A seleção brasileira masculina cravou a segunda goleada seguida...