O Superior Tribunal Militar (STM) deu posse, na terça-feira (30), à segunda mulher como ministra na mais alta corte militar do país em 217 anos de existência. Verônica Abdalla Sterman assumiu o cargo como substituta do ministro José Coelho Ferreira, que se aposentou em abril.
Em discurso, ela agradeceu ao presidente Lula (PT), dizendo que a indicação dela no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi “um gesto que carrega simbolismo e
responsabilidade e revela sabedoria e respeito do presidente Lula a esta causa tão nobre e tão necessária.”
A ministra também agradeceu à família, aos colegas de trajetória e aos ministros do STM pela recepção, reafirmando o seu compromisso com a defesa da legalidade e da justiça.
“Hoje sou a segunda mulher a assumir este tribunal desde a sua fundação. Esse dado já diz muito e é preciso que nos leve a uma reflexão”, disse Verônica. A primeira ministra do STM foi Maria Elizabeth Rocha, empossada em 2007 e atual presidente do Tribunal, eleita em dezembro de 2024.
A presidente do STM destacou o simbolismo da chegada de Verônica. “São duas agora. Quis o destino que fosse eu a empossá-la ao lado do presidente da República que nos nomeou em um gesto que reafirmou o compromisso democrático de privilegiar vivências distintas em prol do processo civilizatório nacional”, afirmou Maria Elizabeth.